quarta-feira, 18 de abril de 2012

Gavião Carijó

Gavião Carijó
(Rupornis magnirostris)
O gavião-carijó é um gavião da família dos acipitrídeos, encontrado em diferentes ambientes, ocorrendo do México à Argentina e em todo o Brasil. No Brasil é a espécie de gavião mais abundante.
Descrição: A espécie possui cerca de 31 a 42 cm de comprimento, com plumagem variando de cinza a marrom e negro nas partes superiores, peito cinza, asas com base das primárias ferrugíneas, partes inferiores barradas de canela, cauda com quatro ou cinco faixas escuras, ceroma, íris e tarsos amarelos.
Alimentação: Este gavião alimenta-se de atrópodes, pequenos lagartos, cobras, pássaros e roedores. Seu principal método de caça consiste em sair a partir de um poleiro (galhos, postes, fios elétricos), se atirando sobre a presa em seguida. Ataca ninhos de outras aves e por isso é perseguido por suiriris, bem-ti-vi e tesourinhas.
Reprodução: O gavião-carijó vive em casais que constroem ninhos revestidos por folhas com cerca de meio metro de diâmetro no topo de árvores. A postura de em média 2 ovos é depositada sobre um revestimento de folhas secas e incubada pela fêmea. Durante este período de cerca de um mês, a fêmea é alimentada pelo macho.
Hábitos: Habita campos com árvores, bordas de florestas, capoeiras, margens d rios e lagos a áreas urbanas. Vive solitário ou em pares. Sobrevoa cidades em vôos circulares. É extremamente territorial, anuncia sua presença circulando em vôos altos, aproveitaando as correntes de ar quente. Quando o intruso persisgte em se aproximar do ninho por exemplo, o gavião-carijó realiza vôos razantes podendo atacar o invazor utilizando-se de suas garras afiadas.


Ameaças: A grande ameaça é a destruição ambiental e caça indiscriminada. As aves de rapina têm um papel indispensável no equilíbrio da fauna como reguladores da seleção. Evitam uma superpopulação de roedores e aves pequenas (como é o caso dos ratos e pombos nos centros urbanos) além de eliminar indivíduos defeituosos e doentes.

Um comentário:

  1. Esta é a primeira postagem deste novo blog que apresento aos nossos amigos com fotografias da natureza feitas do Condomínio Viçlaggio di Firensi em Cruz das Almas, Maceió, Alagoas. Espero que gostem das fotos que iremos postar.

    ResponderExcluir